domingo, 27 de janeiro de 2013


"ESTOU APRENDENDO que o ato de amar não pode ser confundido com auto- aniquilação, a fim de satisfazer carências alheias conseqüentes de necessidades emocionais e problemas mal resolvidos de gente que não decide crescer.

ESTOU APRENDENDO que meu passado pode ter enorme influência sobre minha história - conduta e decisões - mas que uma vez conscientizado disso, posso assumir as rédeas de minha vida, decidindo meus valores e rumos que devo tomar.

ESTOU APRENDENDO que  meus heróis, são gente de carne e osso, vulneráveis, cheios de defeitos e erros – exatamente como eu – mas que decidiram avançar contrariando as fraquezas e dúvidas do próprio coração, obtendo êxito sem máscaras e sem “efeitos especiais”.

ESTOU APRENDENDO que não devo esperar consenso ou aprovação das pessoas a meu respeito, porque nunca terei ou serei uma unanimidade e sempre haverá gente que me antipatizará gratuitamente e que - a despeito dos meus esforços - jamais mudarão a forma de pensar sobre mim.

ESTOU APRENDENDO que a cada dia que passa, sou mais incapaz de assentar-me como juiz e arbitrar questões que só dizem respeito à consciência do outro, e cada um deve decidir seu caminho de acordo com seus valores e experiência de vida.

ESTOU APRENDENDO que meu romantismo de ver a vida deve ser equilibrado com a realidade mais selvagem e crua, porque alguns inimigos não compartilham do meu Idealismo humanitário, as vezes da minha inocência e tirarão proveito de minha boa vontade para destruir meus sonhos e projetos.

ESTOU APRENDENDO que não posso parar de aprender, porque como humanos – fragmentados, parciais e relativos que somos – convém desinflamar o “ego” ao falar de dogmas, verdades pétreas, conceitos acabados e sistemas fechados. Estou em permanente aprendizado, e como aprendiz na vida, preciso estar sempre aberto para o desafio do novo, do inacabado, do porvir".




Nenhum comentário:

Postar um comentário